sexta-feira, 24 de maio de 2013

 

 

A Implantação da UAB Polo - Itapevi

A implantação da UAB-Itapevi teve início em abril de 2006, quando o município apresentou um projeto para participar do edital de seleção disponibilizado pelo MEC.Dos mais de 500 municípios que se inscreveram na chamada pública de seleção o município de Itapevi foi um dos 111 selecionados, firmando convênio com algumas das mais importantes Universidades federais e estadual, entre elas a UFO (Universidade Federal de Ouro Preto), a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a UTFPR  (Universidade Técnica Federal do Paraná) e a UNESP  (Universidade Estadual Paulista).Contamos também com o convênio da escola técnica federal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo.A implantação da UAB-Itapevi representa um importante avanço no processo de democratização do acesso à universidade e a escola técnica pública. Constitui uma ação efetiva no sentido de proporcionar à população a oportunidade de ingressar em uma instituição pública de qualidade. O funcionamento do Polo iniciou em 2007 com os cursos de graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Pedagogia e Sistemas de Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Em pouco mais de três anos, no entanto, a UAB Itapevi passou a oferecer cursos de especialização, aperfeiçoamento e cursos técnicos, pois firmou convênio com algumas das principais instituições de ensino do país, como a Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Neto” (UNESP) e os Institutos Federais de São
João da Boa Vista e de Caraguatatuba.Por meio de um sistema de Ensino à Distância e com uma estrutura de primeira linha,possuindo salas de video-conferência, laboratórios de informática totalmente equipados e inúmeros tutores que estão sempre à disposição dos alunos para tirar suas dúvidas,a UAB Itapevi tem sido um polo de destaque no programa Universidade Aberta Brasil. Atualmente, são oferecidos os cursos superiores de Administração (UFOP),Sistemas de Informação,Pedagogia,Educação Musical(UFSCar),cursos técnico Administração (Etec Caraguatatuba) e Informática (Etec São João da Boa Vista), cursos de especialização em Gestão Pública (UTFPR) , Diversidade e Cidadania (UNESP) e Educação para as relações Étnicas e Raciais (UFScar).

 

                    O  Município de Itapevi

Itapevi tem nome originário do Tupi, significa: Ita = pedra 
pevi  = lisa e chata. A cidade está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo. O município está situado a 35 Km a oeste da capitalpaulista, em uma área de 79 km². É servido por duas importantes rodovias: Castelo Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-268) e, também, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM). Faz divisa com 06 (seis) municípios:São Roque,Santana de Parnaíba, Barueri, Jandira, Cotia e Vargem Grande Paulista. A cidade de Itapevi tem segundo o  censo 2010   200.874 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário